FANDOM

O Brooklyn Nets é uma equipe de basquetebol da National Basketball Association situado em Brooklyn, Nova Iorque. A franquia foi fundada em 1967, um dos membros fundadores da American Basketball Association. Já foi conhecido como New Jersey Americans (1967-1968), New York Nets (1968-1977) e New Jersey Nets (1978-2011). As cores do uniforme são preto e branco. O time nunca ganhou um campeonato da NBA, mas foi vice duas vezes (2001–02 e 2002–03).

HistóriaEditar

A equipe foi uma das fundadoras da American Basketball Association em 1967, com o nome New York Americans, mas a pressão do time da cidade que jogava na NBA, o New York Knicks, fez o dono Arthur J. Brown relocar para Teaneck, Nova Jérsei com o nome New Jersey Americans. Jogaram uma temporada, mas não se classificaram.

Em seguida, mudaram-se para a Long Island Arena em Commack, Nova Iorque, rebatizado New York Nets tanto por ser "rede" (parte da cesta de basquete) como por rimar com New York Jets e New York Mets, dois times do estado em futebol americano e beisebol, respectivamente. Após uma primeira temporada fraca - em que Brown vendeu o time para o empresário têxtil Roy Boe - Nets foram bicampeões da ABA antes da liga fechar em 1977.

Quatro equipes da ABA, os Nets, o Denver Nuggets, o Indiana Pacers e o San Antonio Spurs, foram para a NBA. Como ocorreu um processo por invadir a área dos Knicks, Boe voltou com o time para Nova Jérsei. Jogaram quatro temporadas na Rutgers Athletic Center na Rutgers University - frustrantes e levando Boe a vender o time para sete empresários de Secaucus - antes da inauguração da Meadowlands Sports Complex em East Rutherford em 1980. Daí liderados por Darryl Dawkins, Buck Williams, Otis Birdsong, e Michael Ray Richardson , começaram a postar resultados positivos.

A melhor fase dos Nets foi entre 2001 e 2004, quando liderados por Jason Kidd chegaram a duas finais consecutivas da NBA (perdendo em 2002 para o Los Angeles Lakers e 2003 para o San Antonio Spurs). Em 2004 o time foi vendido para Bruce Ratner - com o rapper Jay-Z sendo um dos sócios - que anunciou planos para mudar o time para Nova York.

Entre 2004 e 2008 Kidd ainda teve a ajuda de Vince Carter. Após a saída de Kidd em 2008, o time enfraqueceu e se tornou um dos piores da NBA. No mesmo ano o bilionário russo Mikhail Prokhorov comprou o time, anunciando que construiria uma arena para o time no Brooklyn, o Barclays Center. Nas últimas temporadas em Jerséi jogaram no Prudential Center em Newark.

Em 2012, com a inauguração do Barclays Center próxima, foi revelado a nova logo e uniforme do rebatizado Brooklyn Nets.

Números Aposentados Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória