FANDOM

Nowitzki.jpg

Dirk Werner Nowitzki (Alfabeto Fonético Internacional: no'vɪtski, 19 de junho de 1978, em Würzburg, Alemanha) é um jogador profissional de basquete, que atua pela equipe do Dallas Mavericks, da NBA. Com mais de 2,13 metros de altura, Nowitzki é um habilidoso jogador capaz de jogar desde pivô de força até ala/armador.

Foi selecionado na nona posição no draft de 1998 pelo Milwaukee Bucks e logo trocado para o Dallas Mavericks pela eventual sexta escolha da equipe do Texas no draft, Robert Traylor. Hoje Dirk é um jogador reconhecido internacionalmente como um dos melhores da NBA.

Em Maio de 2007, Nowitski se tornou o primeiro Europeu a ganhar o prêmio de MVP 06-07 (Most valuable player, ou jogador mais valioso da temporada 06-07). É o segundo jogador europeu a conquistar dez mil pontos na Liga norte-americana

Por ser muito alto, Nowitzki é considerado um dos jogadores mais perigosos de NBA, porque é um jogador polivalente, que pode marcar tanto dentro quanto fora do garrafão. Enquanto alguns apenas o consideram um dos melhores jogadores da Europa, outros dizem que ele é um dos melhores jogadores da história mundial do basquete.

Família de atletasEditar

Dirk Werner Nowitzki vem de uma família muito atlética. Seu pai era um jogador do handball e sua mãe jogava basquete pela equipe nacional alemã feminina, do qual sua irmã também fez parte. Parece que o basquete estava em seus genes.

Primeiros anosEditar

Dirk fez parte de muitas faculdades diferentes, incluindo a de Pensilvânia. Porém, seu sonho parecia distante, pois esteve vinculado ao serviço civil na Alemanha, ficando nas Forças Armadas de setembro de 1997 a junho de 1998, quando só podia jogar basquete profissional nos fins-de-semana.

Sua carreira do basquete parecia confinada à Europa, até que uma equipe de estrelas americanas de NBA jogou contra a equipe alemã em setembro de 1997, sendo observado finalmente por diversos jogadores norte-americanos, incluindo Charles Barkley e Scottie Pippen. Durante o jogo, Nowitski enterrou em cima de Barkley, que percebeu o futuro superstar que estava por vir e ofereceu "qualquer quantidade de dinheiro para o jovem ir à América e jogar para a equipe da faculdade de Charles, a universidade de Auburn". Mas Nowitzki recusou, optando por permanecer na Alemanha, devido à continuidade de seu serviço militar. Em março de 1998, Nowitzki ganhou finalmente o reconhecimento internacional quando marcou 33 pontos e pegou 14 rebotes no Nike Hoop Summit, em San Antonio, Texas, conduzido sua equipe à vitória sobre a equipe de juniores dos EUA.

Ingresso na NBAEditar

Quando Nowitzki se inscreveu para o draft de 1998 da NBA, Rick Pitino prometeu que o selecionaria em sua décima escolha, o que o levaria para o Boston Celtics. Mas os Mavericks o escolheram antes que o Celtics pudesse fazê-lo. Embora Nowitzki tenha sido escolhido pelo Bucks, já existia um acordo entre a equipe de Milwakee e a de Dallas. O time de Texas saiu ganhando, pois nessa pré-temporada, após adquirir Dirk, em uma troca levaram para seu plantel a também promessa Steve Nash, jutando peças que se completavam. Embora o Mavericks acreditassem e indicassem abertamente que Nowitzki seria o rookie (melhor novato) do ano para a temporada 1998-1999, tal não ocorreu.

Encontrando o sucessoEditar

Passada frustação, o seu jogo começou a fluir na temporada 1999-2000, na qual teve uma contagem média de 17,5 pontos por o jogo. Isso junto com sua média de 6,5 rebotes e de diversas outras melhorias notáveis em seu jogo como um todo. Continuou a melhorar seu jogo e na temporada 2000-2001 foi nomeado para o All-NBA team, fazendo parte da terceira equipe.

Na temporada 2001-2002, elevou sua média de pontos por jogo para 23, obtendo uma média de 9 rebotes por o jogo. Nessa temporada, foi selecionado para o All-Star Game, e de novo para o All-NBA Team, dessa vez fazendo parte da segunda equipe. Também integrou a equipe nacional alemã, ajudando a conquistar o terceiro lugar no Campeonato Mundial da FIBA. Continuou a jogar durante todas as temporadas de 2002-2003 e 2003-2004 com os Mavericks, apesar de uma contusão no tornozelo que não curava completamente.

Durante a temporada 2003-2004, obteve uma média de 21,8 pontos por jogo. Na temporada 2004-2005, imaginava-se que o jogo de Nowitzki sofreria quando seu parceiro na quadra, Steve Nash, saiu dos Mavericks e se transferiu para o Phoenix Suns. Mas Nowitzki surpreendeu a todos quando seu jogo total melhorou drasticamente. Durante essa temporada, jogou acima das expectativas, chegando a quebrar seu recorde pessoal quando marcou 53 pontos numa partida que foi aos acrescimos contra o Houston Rockets. Durante a temporada 2004-2005, foi nomeado outra vez ao All-Star Game, mas desta vez foi titular, assim transformando-se o primeiro jogador na história do All-Star Game que nunca jogou por uma High School ou em uma faculdade dos EUA.

Mesmo durante toda a temporada 2005-2006, Nowitzki continou evoluindo tanto nos pontos como nos rebotes, fazendo melhorias em cada aspecto de seu jogo. Em 2006-2007, Dirk entrou para a história ao liderar o Dallas à incrível campanha de 67 vitórias e 15 derrotas e ser eleito o primeiro jogador europeu a receber o prêmio de MVP, jogador mais valioso da temporada.Em 2008, liderou a seleção da Alemanha aos jogos Olímpicos de Pequim, feito que o basquete masculino do país não alcançava desde 1992, nas Olimpíadas de Barcelona. Além de classificar a Alemanha para a principal competição esportiva do planeta, Dirk foi o porta-bandeira da delegação alemã.

Também no FANDOM

Wiki aleatória