FANDOM

Jerry West.jpg

Jerry Alan West (nascido em 28 de maio de 1938) é um ex-jogador de basquetebol estadunidense, o qual teve destaque em sua carreira as temporadas pelo Los Angeles Lakers da National Basketball Association (NBA). Sua alcunha é de "Mr. Clutch" pela sua habilidade dentro dos ringues. Jogando como ala-armador, West iniciou sua carreira na Universidade de West Virginia em 1959, antes de ir jogar durante 14 anos no Lakers. Foi também vice-capitão na conquista dos Estados Unidos da Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 1960.

A sua carreira na NBA foi um sucesso. Jogando na posição defensiva, West foi votado 12 vezes para o time All-NBA, além de ser elegido 14 vezes para o NBA All-Star e ganhar o prêmio de NBA Most Valuable Player (MVP) da competição em 1972. West entrou em 1980 para o Basketball Hall of Fame e em 1996 foi votado como um dos 50 grandes jogadores da história da NBA.

Após encerrar a sua carreira como jogador, West foi treinar o Los Angeles Lakers, onde ficou por três temporadas e na última foi eleito General Manager. Em 2002, foi para o Memphis Grizzlies e ajudou a equipe a ponto de conseguir o prêmio de NBA Executive of The Year.

Ver também Editar

Ligações externas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória