FANDOM

Scola

Luis Scola durante uma partida de basquete

Luis Alberto Scola é um jogador argentino de basquete que nasceu dia 30 de abril de 1980 em Buenos Aires (Argentina) e que joga no Houston Rockets da NBA.

Desenvolveu toda sua carrera na Liga Espanhola de Basquete, mas também jogou na liga argentina. No ano de 2002 foi escolhido na segunda rodada do draft da NBA com o número 56 pelo San Antonio Spurs, equipe que atualmente joga seu compatriota Emmanuel Ginobili.

Em julho de 2007, San Antonio Spurs transferiu os direitos de Scola ao Houston Rockets por um período de 3 anos.

Trajetória Editar

Filho do jogador Mario Scola, Luis Scola começou a jogar basquete desde pequeno e desde os 15 anos jogou nas categorias inferiores de seu país. Em 1995, com apenas 15 anos, començou a jogar no Ferro Carril, equipe ao qual perteneceu três temporadas. No ano de 1998, com 18 anos emigrou ao velho continente, onde foi fichado pelo TAU Cerámica de Vitoria, que o cedeu ao Gijón Baloncesto pela liga LEB (segunda divisão do basquete espanhol). Depois de dois anos se incorporou ao Taú Cerámica e atualmente, no Houston Rockets.

Clubes Editar

  • 1995-1998: Ferro Carril Oeste, Argentina
  • 1998-2000: Cabitel Gijón Baloncesto, Espanha
  • 2000-2007 TAU Cerámica, Espanha
  • 2007 - ¿? Houston Rockets , Estados Unidos (NBA)

Títulos Editar

Scola conseguiu seus títulos mais importantes com a seleção argentina e com o TAU Vitoria.

Seleção argentina Editar

  • Medalha de ouro nos Jogos olímpicos de Atenas no ano de 2004.
  • Medalha de prata no Mundial de 2002 de basquete em Indianápolis.
  • Medalha de ouro no Torneio das Américas de Neuquén.

Também no FANDOM

Wiki aleatória