FANDOM

Memphis Grizzlies.png

Logo do Memphis Grizzlies

O Memphis Grizzlies é um time de basquete da National Basketball Association localizado em Memphis, Tennessee. O time foi fundado em 1995, como Vancouver Grizzlies, e esteve no Canadá de 1995 a 2001. As cores do uniforme são azul claro, azul médio, azul escuro, branco e amarelo. O time nunca ganhou um campeonato da NBA.

HistóriaEditar

VancouverEditar

Em 1993, a NBA resolveu expandir-se para o Canadá, e assim foram fundados dois times: o Toronto Raptors e o Vancouver Grizzlies, os primeiros canadenses desde o Toronto Huskies em 1946-7. O time de Vancouver devia se chamar Vancouver Mounties, mas após reclamações da Real Polícia Montada do Canadá, escolheu um nome inspirado no urso grizzly. Ambos os times homenagearam o inventor do basquete, James Naismith com uma cor de uniforme (os Raptors com "prata Naismith" e os Grizzlies com "azul Naismith").

Para a estréia em 1995, os dois times receberam 12 jogadores de outros times e dois convocados no draft. Os Grizzlies começaram com duas vitórias (92-80 contra os Portland Trail Blazers em Ohio, e 100-98 contra o Minnesota Timberwolves no primeiro jogo em casa), mas tiveram o pior resultado da temporada 1995-6, com direito a um recorde de 23 derrotas consecutivas na mesma temporada (igualado pelo Denver Nuggets em 1997-8; os Cleveland Cavaliers perderam 24 seguidas, mas juntando duas temporadas). Para a temporada seguinte, os Grizzlies chamaram Shareef Abdur-Rahim no draft, que se tornou estrela do time, mas novamente teve o pior resultado.

Nas duas temporadas que seguiram, os Grizzlies continuaram sendo o time com pior aproveitamento - sendo que na temporada encurtada de 1998-9, conseguiram apenas 8 vitórias.

Após a temporada encurtada, os jogos dos Grizzlies começaram a cair em público, e os proprietários da Orca Bay (também donos do time da NHL Vancouver Canucks) perdiam dinheiro. Após rejeitarem uma proposta dos donos do St. Louis Blues porque envolvia mudar para o Missouri, venderam o time para o empresário Michael Heisley em 2000. O apoio da torcida reiniciou, mas não durou pelo baixo rendimento. Assim, ao final da temporada Heisley resolveu relocar o time. Após considerar propostas de Nova Orleans, St. Louis, Louisville, Anaheim e Dixmoor (um subúrbio de Chicago), o time se realojou em Memphis, Tennessee.

MemphisEditar

As primeiras escolhas do time após a mudança foram o espanhol Pau Gasol, que fora adquirido através de uma troca com o Atlanta Hawks que envolveu a então estrela Shareef Abdur-Rahim, e que acabou eleito o novato do ano, e Shane Battier, que se tornou uma liderança no time e favorito dos fãs. Após a saída do diretor técnico Billy Knight, Jerry West fora contratado. Após a chegada de West o time mudou muito, com o técnico Sidney Lowe saindo após começar a temporada com 8 derrotas e novas contratações. O time alcançou seus primeiros playoffs em 2003-4 (perdendo para o San Antonio Spurs por 4-0), com West sendo eleito Executivo do Ano e o técnico Hubie Brown o Técnico do Ano pelo feito.

Brown saiu do time em Novembro de 2004, mas o novo técnico Mike Fratello levou o time a mais dois playoffs (perdendo para os Phoenix Suns em 2005 e os Dallas Mavericks em 2006, ambas por 4-0). Os Grizzlies possuem um recorde de 12 derrotas consecutivas nos playoffs, e até hoje não venceram um único jogo na pós-temporada.

Em 2006, os Grizzlies mandaram Battier para o Houston Rockets em troca de Rudy Gay e Stromile Swift (que jogara no time entre 2000 e 2005), e com Pau Gasol quebrando um pé durante o Mundial de 2006, o time teve o pior resultado da temporada, com 22 vitórias e 60 derrotas. Com isso, Jerry West anunciou sua demissão. Assume em seu lugar Chris Wallace, que já foi executivo do Boston Celtics

Em Fevereiro de 2008, Pau Gasol fora negociado aos Los Angeles Lakers em troca de Kwame Brown, Javaris Crittenton, Aaron McKie, direitos de Marc Gasol (irmão mais novo de Pau), e escolhas nas primeiras rodadas do Draft de 2008 e 2010.

No dia do Draft da temporada 2008-09, os Grizzlies fizeram uma troca com o Minnesota Timberwolves, enviando Mike Miller, Brian Cardinal e os direitos da escolha de número 5 no draft, Kevin Love, por Marko Jaric, Greg Buckner e os direitos da terceira escolha deste mesmo draft, O.J. Mayo.

Ligações externasEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória