FANDOM

Michael Jeffrey Jordan (Brooklyn, New York, 17 de fevereiro de 1963) é um ex-jogador de basquetebol norte-americano. Considerado pela maioria dos especialistas como o melhor jogador de basquete de todos os tempos e por muitos como um dos mais importantes esportistas masculinos da história, ao lado de nomes como Pelé, Maradona, Lance Armstrong, Michael Schumacher, Jesse Owens, Cassius Clay e Ayrton Senna.

Os seus fãs vêem em Jordan uma combinação singular de graça, velocidade, raça, força, talento artístico, habilidade e um forte desejo de competição. Não há dúvidas de que Jordan redefiniu o conceito de "superstar" da NBA.

Foi eleito o MVP (melhor jogador da temporada da NBA) por cinco vezes, fato somente superado por Kareem Abdul Jabbar (seis vezes), e MVP das finais por 6 vezes, fato único na história da liga. A sua pontuação máxima num único jogo foi de 69 pontos, contra os Cleveland Cavaliers no dia 28 de Março de 1990. Um dos seus recordes mais marcantes e uma das provas ds sua superioridade no basquete, é a sua média de pontos durante toda a carreira: 30,1 pontos em quinze temporadas.

É muito conhecido pelas suas enterradas. Comentadores desportivos afirmavam que ele controlava a gravidade e andava no ar, por isso recebeu o apelido de "Air Jordan".

Jogos OlímpicosEditar

Michael Jordan participou em dois Jogos Olímpicos, ganhando a medalha de ouro em ambos. Primeiro foi em Los Ángeles,1984, derrotando a Espanha na final ainda como universitário, e posteriormente, em 1992 em Barcelona, liderando a Dream Team original, provavelmente a melhor equipa de basquetebol da história. O time contava com lendas como Magic Johnson e Larry Bird, juntamente com estrelas atuais como Scottie Pippen, Charles Barkley, Karl Malone, David Robinson, John Stockton, Patrick Ewing , Clyde Drexler. Há rumores de que Jordan teve influência na não convocação de Isiah Thomas para a equipe, devido a problemas entre ambos no All-Star de 1985 e pela rivalidade entre os Pistons e os Bulls no final dos 80 e princípio dos 90.

Jordan, Ewing e Chris Mullin são os únicos jogadores que ganharam uma medalha de ouro como amadores (1984) e também como profissionais (1992).

Recordes e prémiosEditar

  • Campeão da NBA - Chicago Bulls - 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998.
  • Eleito o melhor jogador da liga universitária de basquete dos EUA - 1984.
  • Eleito novato do ano na NBA - 1985.
  • Recorde de pontos consecutivos na NBA - 22 pontos contra os Atlanta Hawks - 16/04/1987.
  • Eleito MVP da NBA - 1988, 1991, 1992, 1996 e 1998.
  • Maior número de desarmes - 1988, 1990 e 1993.
  • Maior número de pontos em uma única partida de playoffs - 69 pontos contra os Boston Celtics - 28/03/1990.
  • Eleito um dos 50 maiores jogadores da história da NBA
  • Maior marcador dos Chicago Bulls - 29.277 pontos.
  • Terceiro maior marcador da história da NBA - 32.292 pontos (superado apenas por Kareem Abdul-Jabbar, e Karl Malone).
  • Média de 30,1 pontos por jogo na carreira, a maior da história da NBA ao lado de Wilt Chamberlain.
  • Medalha de ouro nas Olimpíadas - 1984 e 1992.
  • Bicampeão de Enterradas Slam Dunk Contest - 1987 e 1988.
  • Possui uma logomarca chamada "Air Jordan", utilizada por muitos jogadores da NBA.
  • Bate todos os recordes nos Bulls: pontos, assistências e recuperações.1997
  • Possui um monumento de bronze na entrada do United Center (estádio do Chicago Bulls)

Cinema Editar

  • Michael Jordan teve uma grande participação no video clipe Jam de Michael Jackson em 1992.
  • Michael Jordan teve um papel no seriado "My Wife And Kids" (Eu, a patroa e as crianças).

VídeosEditar

<youtube width="425" height="344">-WmNHGA5jh8</youtube>
10 maiores cestas de Jordan

Também no FANDOM

Wiki aleatória