FANDOM

Suns.jpg

Logo do Phoenix Suns

Phoenix Suns é uma equipe de basquete da NBA National Basketball Association situado em Phoenix, Arizona. Sua arena se chama US Airways Center. A equipe foi fundada em 1968, e nunca ganhou um título da NBA.

HistóriaEditar

O time foi fundado em 1968, quando a NBA abriu vagas para times de Phoenix e Milwaukee. Já na sua segunda temporada, em 1969-70, alcançava os playoffs. Nos anos 70, os Suns entraram em boa fase, vencendo a conferência Oeste em 1975-76 após desclassificar os campeões anteriores Golden State Warriors, perdendo para o Boston Celtics mas conseguindo 42 vitórias e 40 derrotas na temporada.

Entre o fim dos anos 70 e início dos 80, os Suns alcançaram 8 playoffs consecutivos, com 2 finais de conferência; então escândalos envolvendo drogas e uma troca de proprietário levaram a uma decadência. A sorte começou a mudar em 1988-89, quando alcançara a final de conferência, repetida no ano seguinte, e estando todos os playoffs até 1991-92.

Em 1992, Charles Barkley fora conseguido do Philadelphia 76ers e levou o time ao título da conferência, perdendo a final para o Chicago Bulls de Michael Jordan. Barkeley ficou no time até 1996, ganhando um título de jogador mais valioso (MVP) e chegando a mais 3 playoffs. No mesmo ano, Jason Kidd fora negociado do Dallas Mavericks, e tornou-se líder do time levando a todos os playoffs até sua saída em 2001.

O Suns passou por má fase após a saída de Kidd, com apenas um playoff em 2002-03. O time só ressuscitou após Steve Nash, que começara na NBA pelo Suns mas estava nos Dallas Mavericks, resolver voltar ao time em 2004. Nash liderou o time para as finais da conferência (perdendo para os campeões San Antonio Spurs) e foi escolhido MVP, com os companheiros Amare Stoudemire e Shawn Marion convocados para o All Star Game e o técnico Mike D'Antoni escolhido como melhor da NBA. No ano seguinte, nova final de conferência (perdida para o time do Dallas Mavericks) e MVP para Nash. Na temporada 2006-07, os Suns caíram nas semifinais de conferência diante do poderoso time de San Antonio, os Spurs, comandados por Tim Duncan e Tony Parker. O brasileiro Leandro Barbosa foi eleito o "Sexto Homem do Ano" (dado ao melhor reserva do ano).

Na temporada de 2007-08, o Suns realizou uma troca, na qual enviou o armador Marcus Banks e o ala-pivô Shawn Marion para o Miami Heat, recebendo em troca um dos 50 melhores jogadores da NBA, o pivô Shaquille O'Neal.

No dia 10 de dezembro de 2008, foi confirmada uma troca de jogadores do Phoenix com o Charlotte Bobcats. Raja Bell, Boris Diaw e Sean Stingletary ( do Phoenix), foram trocados por Jared Dudley e o astro Jason Richardson.

Também no FANDOM

Wiki aleatória