FANDOM

Nash.jpg

Nash durante um jogo de basquete

Steven John Nash (Johannesburg, África do Sul, 7 de Fevereiro de 1974) é um jogador de basquete canadense, atualmente atua no Phoenix Suns. Nash é considerado o melhor Point Guard em atividade no mundo e já foi duas vezes eleito MVP da NBA, em 2004-05 e em 2005-06.

BiografiaEditar

Nascido na África do Sul, os pais de Steve Nash se mudaram para o Canadá, na cidade de Victoria, British Columbia antes dele ter dois anos de idade, pois não queriam criar seus filhos num ambiente de apartheid.

Nash vem de uma família de atletas. Seu pai John era jogador profissional de futebol em uma liga menor na África do Sul, enquanto Jean, sua mãe, era membro da equipe nacional inglesa de netball. Seu irmão Martin fez 30 apresentações na equipe nacional canadense de futebol. Sua irmã Joann foi a capitã da Universidade de futebol de Victoria por três anos. No ínicio da carreira universitária, Nash tinha decidido focalizar-se no basquetebol, mas ainda jogava futebol e foi eleito melhor jogador nos dois esportes em seu último ano. Já que seu pai é nativo de Tottenham, Nash tem afinidade pelo Tottenham Hotspur e já treinou com os Spurs em Londres quando jovem. O futebol continua a ser uma parte importante de vida do Nash, aliás quando o alemão Dirk Nowitzki chegou na NBA, no mesmo time de Nash, o Dallas Mavericks, tornaram-se amigos próximos em parte porque gostavam de ver futebol juntos.

Nash jogou basquetebol no segundo grau pela Escola Secundária Monte Douglas e Escola Universitária St. Michaels junto com seu irmão mais novo Martin. Na sua estação sênior, ele obteve em média quase um triplo-dobro por jogo—mais de 21 pontos, 11 assistências, e 9 rebotes—dirigiu a sua equipe ao BC AAA título provinciano de campeonato, e foi nomeado o jogador da província do ano. No entanto, por causa da atenção limitada teve recursos para ao circuito canadense de basquetebol de segundo grau. Steve Nash é a maior lende do basquetebol mundial. O melhor jogador de todos os tempos, digamos que um mito. Marcou em apenas um jogo 112 pontos, 21 assistências, 18 rebotes e 16 roubadas de bola, fazendo o maior quadruplo duplos de todos os tempos, liderando sua equipe por 189 a 121 frente o Dallas.

CarreiraEditar

Nash fora escolhido pelo Phoenix Suns em 1996, sendo o 15o do draft. Atuou por duas temporados, sendo no time um coadjuvante para as estrelas Jason Kidd e Kevin Johnson, e alcançara dois playoffs (1996-97 perdendo para Seattle, e 1997-98 perdendo para San Antonio).

Em 1998, fora para o Dallas Mavericks. Após duas temporadas pouco produtivas, na temporada 1999-2000, Nash, aliado aos companheiros Michael Finley, Dirk Nowitzki e Juwan Howard, ajudou os Mavericks a alcançarem os playoffs após 10 anos, perdendo na segunda rodada.

Em 2000-2001, Nash novamente chegou á segunda rodada do playoff, e fora convocado para o NBA All-Star Game. Em 2001-2002, chegou á final da Conferência e fora novamente ao All-Star Game. Em 2002-2003, caiu de rendimento e assim, acabou não indo ao All-Star Game e caiu na primeira rodada do playoff. Com o fim de seu contrato, o dono dos Mavericks, Mark Cuban, tentou renegociar com Nash, mas temia por contratar um jogador envelhecendo (30 anos á epoca), e Nash acabou voltando á Phoenix.

Na temporada 2004-05, Nash liderou o time até a final da conferência, perdendo para os depois campeões da NBA San Antonio Spurs. Nash fora escolhido MVP, o primeiro canadense a vencer, o segundo estrangeiro (após Hakeem Olajuwon) e o primeiro branco desde Larry Bird em 1986.

Não se esperava outro bom desempenho dos Suns após perder jogadores importantes em 2005, mas liderados por Nash e o jogo sólido de Shawn Marion e Boris Diaw, chegaram novamente ás finais de conferência (perdendo para os Dallas Mavericks), e Nash fora escolhido MVP novamente, um feito só conseguido por outros 8, sendo apenas um armador (Magic Johnson).

Na temporada 2006-7, Nash se tornou o primeiro jogador desde Magic Johnson a ter uma média de 18 pontos e 11 assistências por jogo, e fora o jogador mais votado para o All-Star Game. Seu colega do Suns Amaré Stoudemire também estava no time titular, um fato inédito desde Kobe Bryant e Shaquille O'Neal em 2004. O Suns alcançou os playoffs como o segundo melhor time da conferência, e após eliminar os Los Angeles Lakers, perdeu para os Spurs.

Ligações externasEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória