FANDOM

Jazz

Logo do Utah Jazz

O Utah Jazz é um time de basquete da National Basketball Association situado em Salt Lake City, Utah.

História da FranquiaEditar

1974-1983Editar

A franquia Jazz foi fundada em 1974, na cidade de New Orleans. Na época, um grupo de investidores locais, liderados pelo sócio-majoritário Sam Battistone, pagou 6,15 milhões de dólares para tornarem o New Orleans Jazz a décima-oitava equipe da NBA [1]. Apesar de contar com uma das maiores atrações da NBA na época, o armador Pete Maravich, a equipe terminou nas últimas colocações da sua divisão (central) durante 5 temporadas seguidas[2]. Como curiosidade, a equipe tinha direito à primeira escolha no draft universitário de 1979, mas acabou tendo que repassá-la para o Los Angeles Lakers devido a uma troca realizada anos antes. Os Lakers utilizaram essa escolha para selecionar Magic Johnson.

Os fracassos da equipe acabaram levando a um acúmulo de perdas financeiras, chegando aos 5 milhões de dólares após o final da temporada 1978-1979. Battistone decidiu então levar a equipe para Salt Lake City, cidade que anos antes havia sido sede da equipe do Utah Stars, da American Basketball Association. Apesar do Jazz não ter nenhuma ligação com a cultura da cidade de Salt Lake City, o nome e as cores foram mantidos, e a equipe foi rebatizada como Utah Jazz. Nas quatro primeiras temporadas em Salt Lake City, o Utah Jazz manteve-se como uma das piores equipes da NBA, fato que começou a mudar com a chegada do novo Gerente Geral (e depois, técnico) Frank Layden.

Layden, com um estilo quase caricato, chamou a atenção do público em Salt Lake City que, a partir de um certo momento, na falta das vitórias e dos grandes astros, começou a ir aos jogos do Jazz para ver o "show" de Layden no banco da equipe. Mas Layden também era um excelente executivo, e começou a montagem de uma equipe que seria uma das mais bem-sucedidas nas duas décadas seguintes.

1984-1990Editar

Em 1984, liderado pelo pivô Mark Eaton, o ala Adrian Dantley e o armador Rickey Green, o Utah Jazz venceu sua divisão pela primeira vez e classificou-se para os playoffs. O melhor, porém, ainda estava por vir. Com a décima-sexta escolha no draft daquele ano, a equipe escolheu o pouco conhecido armador John Stockton, da universidade de Gonzaga. No ano seguinte, a equipe usou a décima-terceira escolha do draft para selecionar o ala-pivô Karl Malone, da universidade de Louisiana Tech. Durante os cinco anos seguintes, Stockton e Malone criaram um entrosamento quase que inigualável na história da NBA, levando o Jazz à sucessivas participações nos playoffs.

Durante esse período, em 1985, Sam Battistone colocou a equipe à venda, já que as perdas em 11 anos de NBA já chegavam à 17 milhões de dólares. A possibilidade de perder a equipe mobilizou a comunidade de Salt Lake City, o que chamou a atenção de um empresário local do ramo de revenda de automóveis chamado Larry H. Miller. Miller pagou 8 milhões de dólares por metade da equipe e, um ano depois, adquiriu a outra metade por 9 milhoes de dólares. Por ser um empresário, Miller modificou o modelo de administração da equipe, e passou a atrair os fãs locais deixando claro que, se eles não suportassem a equipe e ela tivesse que mudar-se para outro estado, Salt Lake City possivelmente nunca mais teria uma equipe de basquete profissional. Já na temporada de 1986-1987 a equipe passou a dar lucro [3].

Em 1988, Layden resolveu deixar o cargo de técnico, e em seu lugar assumiu o assistente Jerry Sloan, que permanece como técnico da equipe até os dias de hoje.

1991-2003Editar

Sob a liderança de Malone e Stockton, os Jazz chegaram à sua primeira final de conferência na temporada 1991-1992, perdendo para o Portland Trail Blazers. Em 1994, uma troca trouxe Jeff Hornacek para a equipe. Hornacek mostrou-se o coadjuvante perfeito para Stockton e Malone. Outras duas derrotas em finais de conferência viriam até que, em 1997, os Jazz derrotaram o Houston Rockets em um jogo memorável em que a equipe virou nos últimos minutos, culminando em um arremesso de 3 pontos de John Stockton ao soar da campainha de final de jogo. Na final da NBA, porém, a equipe foi derrotada por 4-2 pelo Chicago Bulls de Michael Jordan. A equipe repetiria o título da Conferência Oeste na temporada seguinte, apenas para ser novamente derrotada pelo Chicago Bulls.

Nos anos seguintes, o Jazz manteve-se como um participante assíduo dos playoffs. O final da era de sucesso dos Jazz iniciou-se com aposentadoria de Hornacek em 2001, e culminou com a aposentadoria de Stockton e a ida de Malone para o Los Angeles Lakers em 2003.

2003-2005Editar

Com a saída de seus principais jogadores, foi a hora do Jazz reconstruir sua equipe. A temporade de 2003-2004 foi surpreendente, uma vez que uma equipe de desconhecidos, liderada pelo jovem russo Andrei Kirilenko, ficou à uma vitória de classificar-se para os playoffs, quebrando assim uma série de 20 participações consecutivas dos Jazz em playoffs. Tendo um grande espaço abaixo do teto salarial, o Jazz contratou o ala-pivô Carlos Boozer e o pivô Mehmet Okur antes da temporada 2004-2005, porém contusões e problemas de relacionamento levaram os Jazz à sua pior temporada desde 1981-1982, vencendo apenas 26 jogos. A má classificação deu aos Jazz o direito da quinta escolha no draft de 2005 que, somada à outras 2 escolhas pertencentes à equipe, permitiu uma troca com o Portland Trail Blazers pela terceira escolha no draft. Essa escolha foi usada para selecionar o armador Deron Williams, da universidade de Illinois.

2006-hojeEditar

A combinação de Deron Williams, Carlos Boozer, Mehmet Okur e Andrei Kirilenko tornou os Jazz competitivos novamente. A equipe esteve perto de uma vaga nos playoffs em 2005-2006, e finalmente conseguiu conquistar novamente um título de divisão e uma vaga nos playoffs. Atuações soberbas de Williams e Boozer levaram o Jazz de volta às finais de conferência, onde foram derrotados pelo San Antonio Spurs. Os Jazz repetiriam o título da divisão do noroeste em 2007-2008, perdendo para o Los Angeles Lakers na segunda rodada dos playoffs.

ReferênciasEditar

  1. [1]
  2. [2]
  3. [3]

Também no FANDOM

Wiki aleatória